O projeto educativo do 2º Ciclo do Colégio Parque do Falcão, foi concebido para proporcionar a aquisição de saberes, o desenvolvimento de competências, valores e atitudes, assim como promover a auto-descoberta de interesses e aptidões pessoais, no sentido de um desenvolvimento global e harmonioso do aluno, enquanto indivíduo e a sua formação, enquanto futuro cidadão responsável e participativo numa sociedade democrática.
É fundamental que as aprendizagens escolares envolvam e motivem o aluno, para que esta, desde cedo, conceba o seu processo de ensino-aprendizagem como algo estimulante, interessante e significativo.
A escola tem que assegurar o sucesso de todos e de cada um dos seus alunos, através de estratégias preventivas e corretivas do insucesso escolar.
METAS EDUCATIVAS PARA O 2º CICLO do ENSINO BÁSICO
O nosso Projeto Educativo para o 2º Ciclo segue as orientações do “Perfil do Aluno para o Século XXI” do Ministério da Educação
São desenvolvidos quatro tipos de aprendizagens fundamentais, consideradas como os “Quatro Pilares da Educação”, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors:
- “Aprender a ser”: pretende que os alunos conheçam e reconheçam os seus direitos e deveres, desenvolvam capacidades para refletir, julgar, criticar construtivamente, formular e decidir por si próprios;
- “Aprender a conhecer”: pretende que os alunos desenvolvam as suas competências relacionais e interpessoais em contexto intra e extraescolar, saibam respeitar a individualidade de cada um e aprendam a partilhar, tornando-se cidadãos solidários;
- “Aprender a fazer e a participar”: pretende que os alunos desenvolvam a capacidade de participar na resolução de questões e problemas relativos ao espaço e comunidade escolar, aprendam a ser cidadãos ativos na sociedade e desenvolvam a capacidade de trabalhar cooperativamente;
- “Aprender a conviver e a habitar o mundo”: pretende que os alunos desenvolvam uma atitude interessada, responsável e pró-ativa face às problemáticas do mundo atual, compreendam a importância de manter o equilíbrio entre o Homem e o meio ambiente e saibam reconhecer os elementos culturais que os identificam como cidadãos portuguêses no mundo.
Salas homogéneas: as turmas são constituídas por alunos pertencentes ao mesmo nível de ensino (i.e. uma turma de 5º ano e uma turma de 6º ano). Para cada ano de escolaridade é construído um projecto pedagógico adequado ao nível de ensino e às competências emergentes naquela fase de desenvolvimento.
Equipa Docente: No sentido de facilitar a transição dos alunos do sistema de mono-docência (existente no 1º Ciclo) para o sistema de pluri-docência (previsto no 2º Ciclo), os alunos terão apenas 5 professores. Uma professora tutora habilitada a lecionar 4 das disciplinas curriculares do 5º ano, que por passar mais tempo com os alunos, terá com estes e suas famílias uma relação privilegiada. Esta docente será a Diretora de turma e principal interlocutor com os Encarregados de Educação e com os restantes professores da turma (à semelhança do que sucede com a professora titular no 1º Ciclo).
Os alunos de 2º Ciclo têm mais 4 professores das disciplinas de Inglês, Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica.
Corpo Docente:
- Diretora de turma: docente que acompanha a turma ao longo dos 2 anos do 2º Ciclo do E.B (5º e 6º anos), nas áreas disciplinares curriculares de Matemática, Português, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal.
- Professora de Inglês: a disciplina de Inglês é lecionada no 2º Ciclo pela mesma docente que leciona a atividade do Inglês no 1º Ciclo.
- Professor de Educação Física: a disciplina de Educação Física é lecionada no 2º Ciclo pelo mesmo docente que desenvolve a atividade de expressão físico-motora no 1º Ciclo.
- Professora de Educação Musical: a disciplina de Educação Musical é lecionada no 2º Ciclo pela mesma docente que leciona a atividade de expressão musical no 1º Ciclo.
- Professora de Educação Visual e Tecnológica
Modelo Educativo
O Projeto pedagógico do 2º Ciclo é concebido em continuidade com o projeto pedagógico do 1º Ciclo, encontrando-se ambos ligados e integrados no Projeto Educativo do Colégio Parque do Falcão.
As competências e conteúdos programáticos, definidos, pelo Ministério da Educação, como metas educativas para este nível de ensino, são abordados e desenvolvidos através de uma pedagogia de “Escola Activa” – i.e. o processo ensino-aprendizagem do aluno é promovido através de situações de aprendizagem estimulantes, que lhe permitam observar, experimentar e interagir com os objectos de estudo, reflectir e discutir sobre essas observações e experiências e, assim, construir o seu conhecimento e a sua inteligência.
A utilização das TIC (ex. quadro interativo, acesso à internet, plataforma digital, manuais digitais, etc), as atividades laboratoriais e experimentais e as visitas de estudo, são ferramentas privilegiadas para o desenvolvimento daquela pedagogia.
Serviços Complementares
- Realização TPC´s na escola com apoio de um professor
- Apoio pedagógico extra de um prof. para dificuldades individuais (i.e. explicações individuais)
- Ocupação de tempos livres (depois das aulas e nas férias)
- Atividades extracurriculares no Colégio
- Acompanhamento técnico na área da Psicologia, Terapia da Fala e Educação Especial nos espaços do Colégio – Parecerias com Clínica da Educação e LabFala
Planificação de atividades e horários:
Tempo letivo – período dedicado ao desenvolvimento do programa curricular do Ministério da Educação para o 2º Ciclo do E.B., o qual decorre entre as 9:00h e as 16h15m (com 30 minutos de intervalo da manhã e uma hora de interrupção para almoço). Neste período estão incluídos dois blocos de apoio ao estudo para a Matemática e mais dois blocos de apoio ao estudo para o Português.
Sala de estudo (4 vezes por semana entre as 16.30h e as 18.00h) – período dedicado à realização dos trabalhos de casa, ao estudo, esclarecimento de dúvidas e preparação para os testes, com o acompanhamento de um professor – facultativo, mas desejável, para evitar que os alunos levem trabalhos para casa durante a semana e para que possam esclarecer dúvidas e receber explicações mais personalizadas e dirigidas às suas dificuldades individuais.
Tempo de recreio e ocupação de tempos livres período destinado à prática de atividades extracurriculares, à brincadeira livre nos parques ou na sala de convívio. Este período é sempre supervisionado por uma monitora, embora seja dada uma maior autonomia aos alunos, adequada à sua faixa etária.