Verifique se as crianças e jovens até aos 18 anos têm as vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) atualizadas. Atualmente, o Plano Nacional de Vacinação abrange as seguintes doenças:
Difteria, Tétano, T. Convulsa,,TB Polio, Sarampo, Rubéola, Parotidite epidémica, Hepatite B, Doença invasiva por H., influenzae b (Hib), Doença invasiva por N., meningitidis C (MenC), Vírus do Papiloma humano (HPV), Doença invasiva por S. pneumoniae – 13 valências (Pn13).

Uma das principais novidades do novo Programa Nacional de Vacinação, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2017 consiste na junção de vacinas do Programa a administrar aos dois e seis meses de idade. As crianças passam a receber uma vacina hexavalente, na qual constam a proteção contra a hepatite B, ‘Haemophilus influenzae‘ tipo b (Hib), a difteria, o tétano, a tosse convulsa e a poliomielite.
Aos adultos recomenda-se que tenham atualizada a vacina contra o tétano e difteria e a vacina contra o sarampo.
As vacinas incluídas no PNV são administradas gratuitamente nos centros de saúde e não necessitam de prescrição médica.
No Quadro que se segue, retirado do folheto informativo da DGS, apresentamos as idades em que a administração das vacinas respetivas estão recomendadas.